Skip to main content

A esta altura, a maior parte dos empreendedores já se deu conta da importância de um ERP para gerenciar seus negócios com maior eficiência. Mas você sabia que esse sistema pode ser ainda mais útil quando é integrado ao marketplace pelo qual a empresa vende? Descubra quais são as vantagens de fazer essa integração!

Automatização de processos

Imagine um mundo ideal no qual é possível automatizar a maioria dos procedimentos operacionais da sua empresa, como a precificação, faturamento dos pedidos, emissão de nota, gestão de estoque e tantas outras atividades. Se você tiver um ERP integrado ao marketplace, será possível programar todas essas funções que permeiam as etapas de venda.

Por consequência, o empreendedor consegue otimizar o seu tempo e investi-lo na elaboração e implementação de novas estratégias!

Gestão de estoque mais eficaz

Eis um dos grandes desafios de quem vende via marketplace: gerir o estoque de maneira adequada, garantindo que assim que a última unidade de um produto é comprada, por exemplo, isso já seja sinalizado evitando a venda de itens que não estão mais disponíveis. Talvez, você mesmo já tenha passado pelo desconforto de perceber que o cliente comprou um produto que não está mais no estoque.

Esse é mais um motivo para apostar em um ERP integrado ao marketplace: os dados da própria empresa e do marketplace podem ser atualizados instantaneamente, garantindo que o consumidor tenha acesso a informações recentes.

Centralização do controle

Se o seu ERP for integrado a todos os marketplaces nos quais a sua loja está presente, é possível fazer o gerenciamento deles em uma única plataforma, visualizando com muito mais facilidade as movimentações que ocorrem.

Nada de problemas fiscais

Se tem algo que nenhum empreendedor deseja, é ter problemas com o Fisco! E especialmente para quem vende em diversos marketplaces simultaneamente, é muito fácil ficar com discrepâncias nas informações, comprometendo as atividades financeiras e fiscais da empresa.

Com a integração ao ERP, essa preocupação vai deixar de existir! Afinal, o sistema facilita o controle de notas fiscais, fluxo de caixa, movimentações de compra e venda, tributações e todas as outras funções de caráter mais burocrático, que precisam ser cumpridas à risca evitando quaisquer punições.

Acompanhamento de métricas e relatórios

Para o seu negócio crescer cada vez mais, é imprescindível monitorar constantemente as métricas e indicadores para implementar ações de melhoria contínua.

Com essa integração, você levanta com mais facilidade informações como: pedidos que foram cancelados, produtos abandonados no carrinho, pedidos finalizados, itens que foram mais comprados dentro de um período de tempo, volume de estoque e inúmeras outras. Ou seja, vai ter insights muito mais valiosos para fazer com que o seu empreendimento evolua mais a cada dia!

A integração entre ERP e marketplace vai ao encontro de grandes tendências do mercado: a automatização de processos de gestão e as vendas online. Por isso, apostar nela é garantir que o seu negócio esteja alinhado com as demandas do presente e com o que o futuro reserva a todos os empreendedores.